A Procura Pela Sensação Realista
Bem, estou eu aqui novamente, falqndo sobre um tema bastante controverso pra minha persona. O "realismo", existe algo nessa palavra que me atraí, seja pelo fato de nosso mundo ser o real, ou pelo fato de em sempre querer passar a sensação de realismo tanto para o jogo como para as regras.
Acho que devo explicar que o realismo e a complexidade são coisas diferentes, que muitos se enganam em achar que são iguais. Um sistema realista, não quer dizer que ele é detalhado. Procurando um pouco você pode achar algumas coisas relacionadas a isso, de todo modo está explicado.
Voltando ao assunto... Não é que eu queira um sistema hiper realista, porque ainda continua sendo um jogo. Eu sempre venho colocando um pouco de realismo e ficção em meus jogos. Eu não quero ter 10 tipos diferentes de vantagens para um espada longa, eu somente quero ter a espada longa, uma regra de combate é o resto eu resolvo. Claro que não serei hipócrita, às vezes um pouco de detalhes não faz mal, mas a sensação de realidade e de jogo devem prevalecer.
Enfim, tudo em excesso faz mal, muito realismo torna o combate letal e chato (experiência própria), pouco realismo retira a sensação de realidade do jogo (também experiência própria), acho que como na vida há poucas coisas que se deve ir ao extremo, na maioria devemos ficar atentos a ficarmos no meio.
(Caso venha com a idiotice de "você quer mandar em como jogamos?" Para de ser assim é veja a verdade)
Bem, por enquanto é isso.
Comentários
Postar um comentário